Carregando...

Diversas pessoas já ouviram falar sobre o Saque do FGTS, entretanto, ainda sim existem dúvidas das quais vamos esclarecer nesse conteúdo. 

O Fundo de Garantia conhecido como FGTS beneficia todo trabalhador com carteira assinada em conformidade com o regime CLT. Além disso, todo trabalhador doméstico, rural, autônomos, atletas profissionais e entre outros possuem direito ao benefício.  

Sendo assim, todo mês o empregador responsável deposita um valor equivalente a 8% do salário do funcionário na conta do FGTS. Com isso, ao longo do tempo esse valor pode servir de grande ajuda. Afinal, há dois modelos de conta, a ativa (emprego atual) e inativa (emprego anterior). 

Em que ocasiões posso efetuar o Saque FGTS? 

Antes de tudo, saiba que mesmo o dinheiro estando em conta, o titular não tem possibilidade de sacar caso não tenha uma razão especifica. Portanto, confira abaixo algumas ocasiões disponíveis para sacar: 

Saque em casos de doenças graves 

A pessoa precisa saber que o colaborador e seus parentes, cônjuges, filhos ou enteados com menos de 21 anos, possuem chances de desligamento do FGTS. Em razão de doenças graves, como já citado. Sobretudo, há três escalas de doenças que se encaixam, sendo as mesmas doenças graves em estágio terminal, câncer e HIV. 

O trabalhador possui também a possibilidade de resgatar a quantia do FGTS. Confira em quais cirurgias se enquadram: 

Contudo, para comprovar o direito ao Saque do FGTS, o titular deve apresentar alguns documentos sendo os mesmos: 

Quais documentos solicitados para efetuar o Saque do FGTS? 

Para efetuar o pedido do Saque do FGTS, o colaborador deve ter em mãos alguns documentos que garantem o direito para sacar. Confira quais são: 

Como fazer o Saque do FGTS 

A Caixa passou a conceder transferências dos valores do FGST para outras contas bancárias através do App FGTS (Disponível nas lojas de aplicativos Apple e Play Store). 

O valor deve ser creditado em 5 dias úteis. Em outras palavras, quando o FGTS for sacado através do App, existe a possibilidade de encaminhar a quantia para conta da Caixa ou para outra instituição bancária sem nenhum custo. 

Uma resposta