Carregando...
Procurar
Close this search box.

O Saque-Aniversário consiste em uma modalidade oferecida pelo Fundo de Garantia. Contudo, muitos trabalhadores não possuem conhecimento quanto aos seus direitos, sendo FGTS um deles.  

Essa modalidade permite que o colaborador saque uma parte do valor acumulado na conta do FGTS. No entanto, diversos trabalhadores não compreendem muito bem como funciona o Saque-Aniversário do FGTS.  

Mas penando nisso, separamos esse artigo exclusivamente para as pessoas que tenham essas e outras dúvidas. Sendo assim, continue para saber mais detalhes! 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) 

O benefício do FGTS tem como foco os colaboradores em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Além disso, também está assegurado pela lei N° 8.036. 

Mensalmente o funcionário recebe um valor com percentual de 8% do seu salário creditado em sua conta do FGTS. Desse modo, acumulando essa quantia durante os 12 meses, o valor chega quase a um salário mínimo. 

Sobretudo, vale destacar que o foco do Fundo de Garantia consiste na proteção ao funcionário em casos de demissão sem justa causa.  

Dessa forma, este dinheiro creditado em conta pode ser utilizado como um fundo de reserva para que o funcionário demitido tenha um melhor controle financeiro. 

Contudo, lembre-se que os saques do FGTS podem ser retirados somente em algumas situações especificas. 

O Saque-Aniversário 

Esta modalidade autoriza que o funcionário retire antecipadamente metade do saldo disponível na conta do FGTS. Porém, a disponibilização da modalidade só acontece no mês em que o colaborador faz aniversário. 

Além disso, o valor não pode ser retirado de uma vez só. No caso de demissão, o funcionário pode retirar todo fundo disponível em sua conta FGTS.  

Entretanto, no modelo de Saque-Aniversário, o funcionário pode retirar somente uma parte do saldo em conta. 

Como acessar a modalidade Saque-Aniversário? 

Atualmente, existem vários meios para acessar o modelo Saque-Aniversário. Entre eles podemos citar o Internet Banking da Caixa Econômica, Aplicativo FGTS ou Site. 

Em todo caso, se o trabalhador preferir, pode ir presencialmente até uma agência física da Caixa Econômica e solicitar a modalidade.  

Sobretudo tudo, vale destacar que existe um prazo para que o colaborador saque a parte da quantia do Saque-Aniversário.  

Sendo assim, ele tem até o último dia útil do mês subsequente para efetuar a retirada. Portanto, caso ele tenha nascido em janeiro, tem até março para sacar. 

Sendo assim, seria interessante ficar por dentro de quanto você pode sacar anualmente. Contudo vale lembrar que a quantia depende do saldo que há em sua conta.  

Portanto, para cada quantia sacada há uma alíquota, ou seja, uma porcentagem e uma parcela fixa. Confira um exemplo a seguir: 

Limite de Faixas de Saldo em reais /porcentagem /parcela fixa: 

2 Responses