Carregando...
Procurar
Close this search box.

A principio, vamos mencionar que é muito bom que todo brasileiro tenha sempre uma reserva financeira!

Pois na realidade, não tem como sabermos quando será necessário usar essa reserva em uma emergência.

Em uma rotina diária sempre pode acontecer alguns imprevistos, não é mesmo? Como alguma dívida inesperada, a sua demissão, ou gastos com a saúde em um hospital.

E da mesma forma podem surgir outras situações indesejadas, portanto não deixe de fazer sua reserva financeira.

Reserva financeira: Saiba sobre a importância de sempre ter uma

Por outro lado, temos a certeza que o custo do cuidado é bem menor que o custo do reparo  mais adiante. Aliás é importantíssimo que possa adquirir esse hábito de guardar todos os meses um valor.

Então, vamos analisar rapidamente uma situação! Se de repente perdesse seu emprego, por quanto tempo conseguiria manter sua vida financeira com o mesmo padrão?

Portanto pense! E tenha sempre uma reserva financeira guardada para os casos de emergência.

Para equilibrar-se tenha sempre uma reserva financeira

Primeiramente responda a si mesmo, você esta realmente realizado com as suas finanças?  E Se por acaso acontecer algo inesperado, e tiver que passar por uns 4 meses sem nenhuma renda, o que irá fazer? Pense nisso!

Como então nesse caso honrar com suas despesas, se não possui nenhuma reserva? São tantas perguntas não é mesmo?

Mas, tantas perguntas foram feitas para que possa refletir, e fazer uma auto-analise, para uma mudança de hábito.

Pois mesmo uma pessoa que possui total equilíbrio financeiro, o mesmo corre o risco de ficar com muitas pendências financeiras, caso ocorra um imprevisto, e não tenha reservas.

Sendo assim, as pessoas quando se encontram em dificuldades, pelo fato de não ter reserva, acabam optando por um crédito fácil, não é mesmo? Porém não se esqueça, que se existe a necessidade desse tipo de crédito, está cheio de dividas!

Aonde guardar o seu dinheiro?

A principio, é necessário que você possa guardar um valor equivalente, a 7 vezes o valor do seu rendimento salarial.

Mas por outro lado, essa é apenas uma orientação, pois na realidade cada um tem uma necessidade diferente.

Dessa forma basta analisar, como sobreviveria nos primeiros seis meses sem o seu salário, e com todas as despesas, para que possa ter uma  base de quanto você paga com seu salário, e o que seria necessário guardar para se manter.

Então vem aquela pergunta aonde guardar o dinheiro da reserva? Sendo que o importante é te-lo nas mãos em uma emergência! Portanto, não se desespere pois existe diversos tipos de investimentos, que com total confiança farão sua reserva render.

Consequentemente devemos levar em consideração a facilidade de um ativo se converter em dinheiro ou seja qual a sua liquidez. Então, o ideal é que possa guardar a sua reserva em investimentos ativos com essas características de facilidade em sua liquidez.

Estaremos mencionando alguns tipos de investimentos mais utilizados nesses casos.

O CDB é o investimento mais usado pelos clientes, pelo fato de ter um rendimento com liquidez diária, tendo em vista que em algumas opções os investimentos no CDB rendem até 100% do CDI.

Mas também, temos uma excelente opção que é o Tesouro Selic, considerado um dos mais conservadores e indicados em um momento de emergência.

Enfim, mesmo que grande parte dos especialistas em economia não indiquem, as famílias mais tradicionais ainda preferem investir sua reserva na poupança, pois a mesma é de fácil manejo, independente de não ter aquele bom rendimento, a mesma também sua liquidez diária.

Finalização

É obvio, que ao decorrer da nossa vida nos encontramos por diversas situações tanto de bonança ou alegrias. Mas também nos vemos em situações complicadas, que sempre chegam de surpresa, e aparece sempre quando estamos despreparados.

E consequentemente essas fases nos fazem passar por algumas dificuldades como: Algum problema de saúde,  ou a falta de emprego.

Entre outras dificuldades que podem surgir ao longo do tempo, as quais algumas podem até nos impedir de trabalhar. Portanto, sabendo o quanto é importante nos precavermos, é que orientamos a todos a fazer sua reserva financeira.

Sem contar as situações corriqueiras do dia a dia como, material escolar, conserto de carro, conserto residenciais, entre outros.

Por outro lado, são alguns fatores que ocorrem de tempos em tempos, porém são situações extremamente previsíveis, e devem sim considera-los em seu orçamento.

Mas caso tenha interesse em saber mais sobre investimentos no Tesouro Direto entre outros acesse o site oficial e tire suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *