O PIS/PASEP consiste em um benefício trabalhista, no qual o Governo Federal disponibiliza. Além do mais, o mesmo tem foco voltado para colaboradores do setor público e privado.
O pagamento desse benefício ocorre durante todo ano, e pode ser consultado de modo fácil pela conta digital do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica.
Portanto, se você deseja esclarecer suas dúvidas e entender se está apto a receber o benefício PIS/PASEP, basta continuar aqui conosco até o final!
Veja como saber se você possui direito a receber o PIS/PASEP
Antes de destacarmos o assunto, vale lembrar que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica ficam responsáveis por realizarem o pagamento do benefício.
Sobretudo, apenas colaboradores que atendem as condições exigidas podem receber a quantia do benefício. Confira:
- Informações recentemente atualizadas no eSocial;
- Ter exercido serviço remunerado para pessoa jurídica durante 30 dias, no ano base para o recebimento do benefício;
- Ter recebido mensalmente até 2 salários mínimos;
- Ter cinco anos de cadastro corretamente no PIS/PASEP.
Sendo assim entende-se que os colaboradores que não atendem as condições acima, não tem direito ao saque do benefício.

Contudo, os trabalhadores que possuem também algum tipo de problema com o registro do RAIS não podem receber a quantia que se espera.
Quais documentos eu preciso para fazer o saque?
Bom, para poder sacar o valor do PIS/PASEP o trabalhador deve estar com certos documentos em mãos. Portanto, entre os importantes estão o CPF, RG ou CNH e Número do PIS.
Qual quantia do PIS/PASEP a receber?
a quantia do benefício PIS/PASEP pode se aproximar a um salário mínimo. Contudo, essa quantia varia conforme os meses de trabalho exercido pelo colaborador no ano antecedente. Para compreender melhor confia o exemplo a seguir:
- 101,00 reais: 1 mês trabalhado;
- 202,00 reais: 2 meses trabalhado;
- 303,00 reais: 3 meses trabalhado;
- 404,00 reais: 4 meses trabalhado;
- 505,00 reais: 5 meses trabalhado;
- 606,00 reais: 6 meses trabalhado;
- 707,00 reais: 7 meses trabalhado;
- 808,00 reais: 8 meses trabalhado;
- 909,00 reais: 9 meses trabalhado;
- 1.010,00 reais: 10 meses trabalhado;
- 1.111,00 reais: 11 meses trabalhado;
- 1.212,00 reais: 12 meses trabalhado.
Além do mais, vale ressaltar que há um calendário que contém as datas para receber o valor do benefício. Portanto, o trabalhador deve verificar esse calendário para receber o pagamento em uma determinada data, geralmente p mês de nascimento.
Saiba como realizar o saque do PIS/PASEP
Bom, assim como informamos e você está ciente, os pagamentos do benefício são feitos pela Caixa Econômica Federal e o Banco BB (Banco do Brasil).
Sendo assim, que possui conta pessoal na Caixa Econômica pode ter o dinheiro depositado através do crédito em conta. Entretanto, caso queria, o trabalhador pode ir pessoalmente até uma agencia Caixa e pedir o saque tendo consigo os documentos como:
- Passaporte com emissão no Exterior ou no Brasil;
- Carteira de identidade;
- Identidade militar;
- Carteira funcional reconhecida por Decreto;
- Carteira de habilitação (novo modelo);
- Carteira de identidade de Estrangeiros.
Por outro lado, o trabalhador pode também pode receber o benefício diretamente em uma conta do Banco do Brasil, caso ele for correntista da empresa. Contudo, caso prefira, há a possibilidade de ir em uma agência do Banco BB levando consigo um documento de identificação para solicitar o saque.
Vale destacar que você pode consultar seu PIS/PASEP de modo simples. Sendo assim, basta acessar as contas digitas oferecidas pelas corporações citadas acima.
rua caxambu 323 iraja
quero saber se tenho o PIS pra receber
pix