Para quem gosta de finanças e investimentos, leia atentamente e fique por dentro de quais as principais bolsas de valores do mundo!
Sendo assim, fique ciente através desse artigo as maiores e melhores bolsas de valores que fazem parte da economia global.
Entretanto, saiba que cada país possui seu próprio mercado financeiro, aonde muitos investimentos remetem a bolsa do seu país de origem.

E devido a essa divisão é extremamente necessário que cada investidor tenha total conhecimento sobre cada uma delas, ou seja, quem gosta de investir deve estar sempre atualizado.
Como funciona a Bolsa de valores
Para que possamos simplificar, saiba que a bolsa de valores trabalha dia a dia com a venda e compra de ações do mercado financeiro.
Tendo em vista, que a mesma possui um ambiente muitíssimo agradável e com relações seguras e organizadas, no que diz respeito as respectivas negociações.
Geralmente, são as corretoras que realizam a intermediação de venda e compra das ações, que por sua vez ficam guardadas na própria bolsa de valores.
Então, não tenha dúvidas que realmente vale a pena saber quais as principais bolsas de valores do mundo!
Conheça as maiores bolsas de valores do mundo
Antes de mais nada, estaremos mencionando que a bolsa de valores aqui do Brasil, mais conhecida como BM & Bovespa, até o presente momento não faz parte das que iremos destacar.
Entretanto, nada impede de daqui algum tempo ela possa fazer parte das dez maiores e melhores do mundo.
Nyse – New York Exchange
Sendo considerada uma das principais bolsa de valores e a maior do mundo, localizada em Manhattan e criada no ano de 1792.
A bolsa de valores é administrada pela NYSE Euronext, com uma listagem de 2,5 mil empresas, possuindo cerca de 19,4 bilhões no mercado financeiro.
A mesma conta completamente com os índices da Average, Dow Jones Industrial e NYSE Composite Index.
Nasdaq – Nasdaq Stock Market
A segunda bolsa de valores se estabelece nos Estados Unidos, mais preciso em Nova York.
De antemão, a bolsa de valores possui U$$ 2,9 mil empresas cadastradas em sua listagem, por esse motivo não tornou-se uma das principais.
Pois, a mesma tem em sua listagem apenas empresas de pequeno porte, independente dessa situação ela está em segundo lugar, com um capital de mercado financeiro com cerca de U$$ 6,9 bilhões.
Tóquio – Tókio Stock Exchange
Conceituada como a 3° mais conceituada bolsa de valores do mundo, a mesma está estabelecida em Tóquio, no Japão.
A bolsa tem em sua listagem de cadastramento empresarial cerca de 2,2 mil empresas. Com um capital que no ano de 2013 chegou a 4,6 trilhões, um dos principais índices de utilização é o Nikkei.
Fundada no ano de 1878, a bolsa de valores de Tóquio efetuou suas negociações no mesmo ano em 1° de junho.
Londres – London Stock Exchange LSE
Sem dúvidas a bolsa de valores da Inglaterra faz parte de um destaque fortíssimo no mercado financeiro.
Localizada em Londres e fundada no ano de 1801, a mesma passou a ter ao longo dos anos um sistema totalmente informatizado, com mais precisão no ano de 1986, além de possuir diversas empresas britânicas.
Seus principais índices é o 350 Index e o FTSE 100 250.
Euronext – Europa e Estados Unidos
A principio, essa bolsa de valores reúne parcerias com diversos países da Europa e Estados Unidos tais como:
- Reino Unido;
- Holanda;
- Portugal;
- América.
Sob o ponto de vista geral, existe um vinculo entre a Euronext e a NYSE, e sua fusão passou a ter um crescimento maior desde o ano de 2000, logo após sua fundação com a união da LIFFE e a BVLP.
Xangai – Shangai Stock Exchange SSE
A bolsa de valores que é própria da China fica localizada em Xangai, a mesma foi fundada em 1990. Porém, é um país no qual não encontramos tantas informações sobre o mercado financeiro de lá!
A única informação é que a bolsa de valores deles apresentam, é o índice SSE 180, e sua gerencia é oficializada pela China Securities Regulatory Commission, conhecido pela sigla CSRC.
Hong Kong – Hong Kong Stock Exchange
Essa bolsa de valores é uma das principais do mundo e encontra-se estabelecida em Hong Kong, mas assim como a de Xangai, não possibilitam nenhum tipo de informação sobre a mesma dentro do mercado financeiro.
Toronto – Toronto Stock Exchange TSX
Os valores estimados dessa conceituada bolsa de valores e suas movimentações já chegaram a U$$ 1,63 trilhões.
A bolsa de Toronto tem a ocupação de 2° segmento no grande mercado financeiro americano, e está localizada no Canadá.
Frankfurt – Frankfurt Stock Exchange
Essa é uma das mais conceituadas bolsas de valores, principalmente pela sua eficiência em sempre obter excelentes resultados.
A bolsa de Frankfurt é localizada na Alemanha e sua capitalização em 2015 chegou a U$$ 17 trilhões.
Sendo assim, ocorrem nessa bolsa cerca de 90% das negociações e seu principal índice é o DAX-30 Xetra. A mesma já possui 400 anos de fundação.
Austrália – Australian Securities Exchange
Essa bolsa de valores está estabelecida na cidade de Sidney na Austrália, é considerada uma das maiores de toda Oceania.
A mesma não divulga mais informações, apenas a sua data de criação que foi no ano de 1987. Assim, finalizamos o artigo sobre quais são as principais bolsas de valores do mundo.
Mas, como brasileiros não poderíamos deixar de mencionar sobre o Brasil e a bolsa de valores do nosso país, não é mesmo?
Bolsa de valores do Brasil Bovespa & BM
Acima de tudo, gostaríamos muito que a principal bolsa de valores do Brasil estivesse aqui, classificada dentre as maiores e melhores do mundo.
Mas, de fato acreditamos que com tantos bons investidores e analistas sempre muito empenhados possamos estar um dia nesse ranking.
A Bovespa fica localizada na cidade de São Paulo, e sua fundação ocorreu no ano de 1917. Já no ano de 2008 ocorreu a excelente união da BM com a Bovespa.
Passando a ser mais conhecida pelos investidores como bolsa B3, a mesma tem como indicador o Ibovespa, mais conta também com vários outros índices, tais como:
- IMAT
- IEE
- INDX
- ISA
- ICO2
- ITEL
- Ibra
- IBVO
- IBrX10
Definitivamente, ela pode não estar incluída em as melhores, mais é de suma importância para o crescimento financeiro e econômico do Brasil. O qual aguardamos ver um excelente crescimento!