0%

Nesse artigo, hoje vamos trazer o assunto de como efetuar a Consulta FGTS através do CPF. Mas afinal, o que seria FGTS?  

O conhecido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço desenvolvido em 1966 beneficia todo trabalhador que tenham contrato formal em regime CLT. Portanto, todo mês a empresa responsável deposita na conta FGTS um valor equivalente a 8% do salário do colaborador. 

Desse modo, caso não realizou a verificação de seu saldo, consulte o guia com as etapas para verificar o FGTS pelo CPF. Com isso, você garante que seu depósito está sendo realizado devidamente. 

Portanto, esse valor depositado pode ser usado como reserva pelos trabalhadores. Além disso, a quantia de 8% a ser depositada está assegurada por Lei. Contudo, o valor não pode ser deduzido do salário líquido.  

Sendo assim, vamos lhe mostrar como consultar o extrato do FGTS, para você conferir se está correntemente sendo depositado! 

Qual o objetivo principal do FGTS? 

O objetivo principal do FGTS visa ajudar os brasileiros na vida financeira quando os mesmos forem desligados de suas devidas instituições sem motivo algum. 

Dessa forma, através desse programa os trabalhadores que passam por isso, podem sacar os valores adquiridos no Fundo. 

A princípio, como citamos o sistema funciona dessa forma: a empresa deposita todo mês para o trabalhador uma quantia correspondente a 8% do seu salário na Caixa Econômica. 

Após isso, caso for demitido o trabalhador pode sacar a quantia total com percentuais rescisórios de 20 a 40%. Quando obter acesso ao extrato FGTS, o funcionário pode ver o saldo mensal a qualquer momento. 

Como faço a Consulta FGTS através do CPF  

Atualmente, existem duas formas para consultar o FGTS usando o CPF, sendo elas o aplicativo e também o site. Tudo isso de forma online: 

Consulta FGTS pelo Aplicativo  

Antes de tudo, o aplicativo está disponível na loja de aplicativos da Apple Store e Play Store. Em seguida, confira as etapas:  

Consulte FGTS pelo Site 

Uma resposta